Em Machado, sul de Minas Gerais, nos contafortes da Serra da Mantiqueira, o produtor Carlos Franco faz do cultivo do café um canto de amor à Natureza.
O mineiro Carlos Fernandes Franco, dono da Fazenda Jacarandá, é o primeiro produtor e exportador brasileiro bem sucedido de café orgânico, cultivado sem adubos químicos e agrotóxicos. Franco é filiado à AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e há dez anos baniu os adubos químicos da fazenda.
Tradição
A família Franco está em Minas Gerais, Brasil, desde o início do século 18, sempre trabalhando com a terra. Quando o café chegou à região, em meados do sec 19, o Sr. João Manuel Franco iniciou a plantação do fruto. A atividade foi mantida de pai para filho e hoje o Jacarandá é cultivada pelo Sr. Carlos, filhos e netos. Ele e a esposa, Francisca Emília Teixeira Franco são legítimos herdeiros desta tradição.
Com toda esta ligação da família com a terra, a visão conservacionista da fertilidade do solo e da biodiversidade sempre esteve presente.
Sempre houve uma visão crítica em relação aos avanços tecnológicos, separando o que realmente nos ajuda daquilo que é destrutivo, intoxicante ou venenoso. Desta maneira, desde o início da década de 90 do sec 20, o Jacarandá tem Produção Orgânica Certificada.
Conheça também o site:
www.terraverdi.com.br |